Pular para o conteúdo principal

Qual Rodapé usar?

A colocação de algum tipo de rodapé entre o piso e a parede é importante principalmente para proteger a parte mais baixa da parede do desgaste gerado pelo contato com a sujeira e também por eventuais choques de pés e objetos como vassouras, aspiradores de pó, etc. Nesse aspecto qualquer rodapé funciona, e não é totalmente necessário em locais onde as paredes são revestidas com cerâmica, porcelanato ou outro material mais difícil de sujar, a não se que se queira criar algum tipo de efeito estético.

Qualquer rodapé funciona para proteger as paredes, mas alguns fatores devem ser observados em relação à arquitetura dos ambientes, já que eles podem ter diferentes formas, materiais e cores.

Antigamente os rodapés eram sempre feitos no mesmo material que o piso, e tinham uma altura pequena, de cerca de 5cm apenas. Atualmente, essa solução ainda pode ser utilizada, mas existem também algumas outras:


- Escolha do rodapé quanto ao material

O rodapé no mesmo material do piso serve para valorizar o piso, que parece que está “invadindo” a parede, ficando com isso mais destacado e imponente.

Caso a idéia seja usar um material para o rodapé diferente do escolhido para o piso, então os fatores a analisar, fora os estéticos, são a resistência a choques e à umidade de cada material, além das possibilidades de acabamento, para que ele fique de acordo com o contexto da ambientação. Rodapés de pedra ou cerâmica são mais resistentes, enquanto rodapés de madeira permitem uma maior variedade de acabamentos, por exemplo. E tudo depende dos outros elementos presentes na decoração, para que material do rodapé não fique perdido e sem sentido.




Um material muito utilizado atualmente para fazer rodapés sem ser igual ao piso é o rodapé em perfil de alumínio, que é bem resistente e fica encaixado na parede, criando um resultado clean e moderno, além de eficiente e econômico. A sensação final é de que a parede está praticamente descolada do chão, e por isso ela é chamada de “parede flutuante”. Para colocá-lo, é preciso calcular o espaço a ser deixado na base da parede para embutir o perfil.

Outros materiais também podem ficar embutidos na parede, porém somente o perfil de alumínio, que fica recuado, cria essa sensação mais leve, já que os demais ficam chapados em relação à parede, tirando apenas a espessura sobressaliente.

- Escolha da forma e tamanho do rodapé

De maneira geral, rodapés com acabamento reto são mais modernos, enquanto formas curvas são mais suaves e tradicionais. Quanto mais detalhes a peça tiver, como frisos ou recortes, mais destacado ficará o rodapé, portanto a quantidade de informação visual deve ser balanceada de acordo com o restante do ambiente.

A altura do rodapé determina sua imponência e robustez, sendo que rodapés muito altos podem dar sensação até de que o pé-direito é mais baixo, portanto não devem ser usados em ambientes em que o teto não seja muito elevado.

- Escolha da cor do rodapé

De acordo com a sua cor, o rodapé pode ficar realçado ou mais escondido. Para ficar mais discreto, basta que seja da cor da parede ou do piso, e de uma cor diferente para ficar destacado. O rodapé mais discreto é neutro, servindo para valorizar o acabamento do piso ou então deixar a decoração mais leve, enquanto uma cor diferenciada  chama a atenção para baixo, para o contorno dos ambientes. Em pequenos espaços, portanto, é melhor que o rodapé fique menos aparente, para que as dimensões reduzidas não fiquem tão nítidas.

Por fim, no caso de ser de uma cor diferente do piso ou da parede, é importante que o rodapé tenha alguma tonalidade já presente no ambiente, pois caso contrário irá destoar demais e ficará parecendo uma fita de emenda que foi colocada e esquecida ali por acaso.

Photo Credits: Dicas de Arquitetura

Comentários

Mais visitados

Piscina: Modelos de fibra e plástico

Photo Credits: Vai com tudo Lazer, diversão, entretenimento, reunião em família, seja qual for a ocasião, em dias mais quentes e ventilados nada melhor do que estar em um local onde tenha uma piscina. Além de um ótimo divertimento para todos, piscinas ajudam no desenvolvimento dos músculos quando realizamos exercícios dentro da água. E a força da água ajuda a realizar de uma forma livre do impacto causado nas articulações e músculos. E a época de se programar para construção de uma piscina é nos meses mais frios do ano, para que na chegada da primavera e, logo após o verão, possamos desfrutar da delícia que é uma piscina redonda em casa. Tipos de piscinas: As piscinas podem ser fabricadas de fibra ou mesmo construídas em uma área com bastante espaço, nestes casos são revestidas com azulejos e lajotas, entre os materiais usados no acabamento. Há também, para pessoas com espaço limitado ou que prefiram gastar um pouco menos, a opção da compra de uma piscina redonda infláve

Como decorar uma cozinha americana

O nome de origem serve apenas para estabelecer um padrão, porém as cozinhas americanas já se tornaram uma paixão entre os brasileiros, sendo assim trazemos neste post uma série de dicas para quem possui ou ainda vai fazer uma dessas cozinhas em casa. Photo Credit: Ellen Choi Decoração para cozinhas pequenas A multifuncionalidade da cozinha americana permite um melhor aproveitamento dos espaços da casa, além do mais deixa de ser um ambiente fechado e quente de difícil interação. Desta forma moveis como o fogão e o forno foram reformulados e deixaram de ser integrados. Dicas de decoração para cozinha americana Antes de mais nada é preciso analisar o que irá compor a decoração da cozinha americana, dando preferencia aos móveis, combinação de cores, eletrodomésticos e iluminação. Escolher as cores certas é fundamental na hora de decorar uma cozinha americana. Procure pensar bem na combinação de cores do ambiente, para manter um visual elegante e limpo selecione no máximo 3 co

Jardim Japonês

O jardim japonês surgiu nos templos budistas, cada elemento tem seu significado, Originalmente as flores não são usadas, pois se transformam constantemente. Photo Credits:  Habitissimo Os principais elementos são: O lago e as carpas: Água é vida, daí a importância do lago. Nele vivem as carpas, símbolo de fertilidade e prosperidade, podem ser instalados uma bomba com filtro, garantindo a circulação da água. Aqueda d'água: Além de oxigenar a água, a cascata significa a continuidade da vida. A lanterna: É um elemento que induz a concentração, ajudando a clarear a mente, os pontos de luz são estrategicamente distribuídos para não ofuscarem a visão. A lâmpada é de 15 watts. As pedras das cascatas: A pedra colocada na posição vertical representa a figura do pai, e da horizontal, a mãe. Dela brota água. As outras pedras, simbolizando as descendentes, são distribuidas em torno do lago. O bambu e os adornos: Os galhos do bambu são amarrados, direcionando o crescimento par