domingo, 27 de setembro de 2015

Cooktops - Tipos e modelos

Muito procurados por deixarem a cozinha com aspecto moderno e leve, os cooktops são uma alternativa ao fogão convencional, com apenas as bocas e sem o forno. Isso permite que o forno seja posicionado em outro lugar da cozinha, como em uma torre de armários mais altos, por exemplo, permitindo seu fácil acesso. Mas o forno de embutir pode ser colocado também sob o cooktop, embora de maneira independente.


Existem diferentes tipos de cooktops no mercado, com 1, 2, 4, 5 ou 6 bocas, identificados pela aparência e forma de funcionamento:

- Cooktops elétricos:

Com funcionamento por energia elétrica, esses cooktops têm base de vidro, com bocas sem fogo, que apenas ficam aquecidas, aquecendo a panela pelo contato. Seu visual é clean e muito leve, tendo que se ter apenas o cuidado de não encostar na boca que estiver avermelhada, pois isso significa que ela está muito quente.

- Cooktops à gás:

Os cooktops que funcionam à base de gás têm visual mais robusto, pois as bocas são semelhantes às do fogão convencional, e liberam fogo da mesma forma. São os modelos mais em conta de cooktop, mas têm o inconveniente de precisarem de instalações para a entrada do gás, assim como o fogão comum.


- Cooktops de indução:

A versão mais inovadora de cooktop é a que funciona através de um mecanismo chamado de “indução”. Esse cooktop é alimentado por energia elétrica, mas os alimentos são aquecidos pela movimentação das moléculas, que são “induzidas” a se mexerem e assim ficarem aquecidas, daí o nome. Para que isso aconteça, as panelas precisam ser magnéticas, específicas para essa finalidade, e a vantagem é a segurança, já que após desligada cada boca do cooktop fica imediatamente fria, evitando possíveis queimaduras pelo contato acidental.


Photo Credits: Pinterest e Casa Eletrolux


Nenhum comentário:

Postar um comentário