domingo, 27 de setembro de 2015

Jardim embaixo da escada

Criar um jardim debaixo da escada é uma boa alternativa para aproveitar o espaço que normalmente fica perdido, e de quebra aumenta sensação de bem-estar dos ambientes através das plantas.


O jardim também serve para evitar que se bata a cabeça na parte inferior da escada, criando uma delimitação do caminho no piso que impede a passagem quando se está distraído e olhando para o chão.

É possível usar vasos soltos, criando uma composição com plantas mais altas e outras mais baixas, ou então com a repetição da mesma planta, deixando o jardim mais homogêneo. Em qualquer situação, os vasos não devem estar muito próximos uns dos outros, quase encostados, e sim formando um desenho bem distribuído na área de projeção da escada, para ficar proporcional e valorizado.

Outra possibilidade é cobrir o piso com pedras ou areia, deixando a região mais delimitada e destacada, e acrescentar vasos de plantas, fontes ou placas de madeira removível. Caso o local já tenha algum tipo de piso colocado, especialmente se for de materiais mais sensíveis, é interessante usar um material para proteção, como lonas plásticas ou de tecido, impedindo o contato direto das pedras com o revestimento. E nesse caso deve ser feita uma pequena mureta para contenção das pedras ou areia, que pode ser apenas um filete. Essa peça não é necessária em locais que estejam ainda no contrapiso, já que a própria espessura do piso a ser locado ao redor do jardim servirá como barreira.

Para colocar plantas sob a escada sem a utilização de vasos, ou até mesmo grama, é preciso, além do recebimento da luz necessária para o gramado, que o local tenha um sistema de escoamento conectado à rede de esgoto, para que a grama e as plantas possam ser regadas.

Photo Credits: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário