domingo, 27 de setembro de 2015

Dicas para revitalizar ambientes sem obra

Revitalizar ambientes não precisa ser sinônimo de quebra-quebra e nem de muito gasto, necessariamente. Dependendo da situação, apenas algumas ações já podem dar nova vida à decoração:


- Remanejamento dos móveis

Mudar os móveis de posição, especialmente os de grande porte, é um dos recursos com maior poder de transformação dentro de um ambiente. Alteram-se as sensações e o funcionamento do espaço. E justamente por isso é importante prestar atenção no resultado final, usando os móveis para delimitar e setorizar os ambientes. Os móveis maiores não devem estar todos concentrados na mesma área, e sim espalhados pelo ambiente, e peças muito grandes devem, preferencialmente, ser posicionadas em paredes maiores ou locais fora da passagem, para gerar sensação de proporcionalidade e não obstruir ou sufocar a ambientação.

- Arrumação geral

Arrumar os acessórios significa, a princípio, limpar e eliminar a bagunça, mas pode ir além disso. É possível, com a arrumação cuidadosa dos elementos, destacar e valorizar paredes ou cantos específicos, chamando a atenção para novos locais, ou então agrupar os objetos, ao invés de deixá-los espalhados aleatoriamente, de modo a criar maior sensação de organização.

- Revitalização de peças

Ainda sem fazer sujeira, mas investindo um pouco mais, podem ser usados adesivos decorativos em móveis ou paredes, dando novo aspecto às peças ou cantos específicos e consequentemente criando novas sensações no ambiente.


- Acréscimo de plantas

As plantas e outros elementos naturais, como fontes ou pedras, são simples mas podem fazer uma grande diferença na ambientação. Eles trazem bem-estar e conforto, criam vida em espaços muito frios e refrescam ambientes muito quentes. Se forem espalhados de maneira homogênea, são capazes de roubar o foco de atenção de quem entra no local, criando assim uma nova identidade para o antigo ambiente.

- Alteração da iluminação

Mesmo sem quebrar o forro ou criar novos pontos de luz é possível alterar o tipo de iluminação de um ambiente, e a sensação gerada pelo espaço fica totalmente transformada. Para isso, basta usar outros tipos de luminárias, tanto nos pontos existentes no teto ou na parede como nas tomadas simples existentes, que podem servir para ligar abajures ou luminárias de piso.

Photo Credits: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário